sexta-feira, 28 de abril de 2017

A Avaliação como Factor Determinante para a Melhoria da Qualidade de Ensino
A avaliação é uma tarefa didáctica necessária e permanente ao trabalho docente, que acompanha passo a passo o processo de ensino-aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objectivos propostos a fim de constatar progressos, dificuldades e reorientar o trabalho para a correcções necessárias.
A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como do aluno. Os dados colectados no decurso do processo de ensino e aprendizagem, quantitativos ou qualitativos, são interpretados em relação a um padrão de desempenho e expressos em juízos de valor (muito bom, bom, satisfatório) entre outras, acerca do aproveitamento escolar.
Segundo Diogo (2010:19),a avaliação é uma tarefa que não se resume à realização de provas e atribuição de notas.
A avaliação sendo um sistema dentro de outro sistema funciona como alarme, bússola, termómetro e como lâmpada já que desperta, orienta, mede e ilumina o professor na questão da sua actividade.

Com base na minha experiência como professora e através da observância do meu trabalho e no convívio diário com os aluO baixo aproveitamento escolar tem sido apontado como factor limitante à qualidade do processo formativo nas escolas, num contexto caracterizado por exigências cada vez mais elevadas em termos de formação de quadros capazes de dar resposta às necessidades dos vários sectores do sistema produtivo das sociedades actuais. O contexto angolano não constitui excepção, sendo caracterizado por um desenvolvimento que requer altos níveis de formação da nova geração, em termos científicos e tecnológicos, para fazer face às exigências decorrentes do referido desenvolvimento social.
Durante séculos assumira como sua vocação hierarquizar os alunos de acordo com o seu rendimento escolar, seleccionando os mais aptos e excluindo os que não fossem capazes de acompanhar as exigências que ela mesma impunha. A sua nova missão é igualizar todos no sucesso educativo.
A avaliação é um exercício mental que permite a análise, o conhecimento, o diagnóstico, a medida e/ou julgamento de um objecto. Esse objecto deve ser a própria realidade e daqueles que a fazem (Colognese,  2003:13).
Na visão de Libâneo (1990:196) a “avaliação escolar deve ser entendida como uma apreciação qualitativa das situações didáticas que surgem no processo ensino-aprendizagem e influenciam no alcance dos objetivos do ensino”. Já Piletti (2004:190) define avaliação como “ um processo contínuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista  mudanças  esperadas  no comportamento , propostas  nos objectivos, a  fim de que  haja  condições  de decidir sobre alternativas  da planificação  do trabalho do professor e da escola como um todo.”
Por sua vez Luckesi, citado por Libâneo (2006:196), “a avaliação é uma apreciação quantitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. Os dados relevantes se referem às várias manifestações das situações didácticas, nas quais o professor e os alunos estão empenhados em atingir os objectivos do ensino”.
Segundo Hoffmann (2000:20), “avaliar nesse novo paradigma é dinamizar oportunidades de ação- reflexão, num acompanhamento permanente do professor, o qual deve propiciar ao aluno em seu processo de aprendência, reflexões acerca do mundo, formando seres críticos libertários e participativos na construção de verdades formuladas e reformuladas.”
Consideramos que a avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos. Os dados colectados no decurso do processo de ensino, quantitativos ou qualitativos, permitem ao professor interpretar e formar juízos de valor acerca do desempenho de cada aluno e consequentemente o seu aproveitamento escolar.nos decidi abordar o tema da avaliação pelo facto de esta ser um instrumento pedagógico que acompanha e monitoriza as actividades de ensino aprendizagem. A avaliação favorece uma efectiva aprendizagem, melhorando a qualidade de ensino. Através da avaliação o professor pode replanificar a sua tarefa propondo melhorias já que reflecte na acção e sobre a acção. 
Afonso, A. J. (2005). Avaliação Educacional: Regulação e emancipação. 3ª edição, São Paulo: Cortez editora. 
Arends, R. I. (2007). Aprender a ensinar. Portugal: Editora McGraw-Hill.
Andrade, M. M. (2003). Introdução a metodologia do trabalho científico. 6ª ed. São Paulo: Editora Atlas.
Alves, M.P. e Morgado, J.C. (2012). Avaliação em educação: Políticas, processos e práticas. (orgs). De facto editores.
Bell, J. (2008). Como realizar um projecto de investigação. um guia para a pesquisa em ciencias sociais e da educação. 4ª edição, editora gradiva. Portugal.
Carvalho, J. (2002). Metodologia de trabalho científico escolar. Lisboa: Escolar Editora;
Cordeiro, Jaime (2007). Didática. Editora contexto. São Paulo.
Correia, E. S. Lopes (2002). Avaliação das aprendizagens - o novo rosto. 1ª edição, Portugal.
Colognese, S.A. (2003). Avaliação. Desafios para o planeamento institucional cascavel. Edunioeste. S. Paulo. 

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