A avaliação é uma tarefa didáctica necessária e
permanente ao trabalho docente, que acompanha passo a passo o processo de
ensino-aprendizagem. Através dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer
do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objectivos
propostos a fim de constatar progressos, dificuldades e reorientar o trabalho
para a correcções necessárias.
A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do
trabalho escolar tanto do professor como do aluno. Os dados colectados no
decurso do processo de ensino e aprendizagem, quantitativos ou qualitativos,
são interpretados em relação a um padrão de desempenho e expressos em juízos de
valor (muito bom, bom, satisfatório) entre outras, acerca do aproveitamento
escolar.
Segundo Diogo (2010:19),a avaliação é uma tarefa que não
se resume à realização de provas e atribuição de notas.
A avaliação sendo um sistema dentro de outro sistema
funciona como alarme, bússola, termómetro e como lâmpada já que desperta,
orienta, mede e ilumina o professor na questão da sua actividade.
Com base na minha experiência como professora e através
da observância do meu trabalho e no convívio diário com os aluO baixo aproveitamento escolar tem sido apontado como
factor limitante à qualidade do processo formativo nas escolas, num contexto
caracterizado por exigências cada vez mais elevadas em termos de formação de
quadros capazes de dar resposta às necessidades dos vários sectores do sistema
produtivo das sociedades actuais. O contexto angolano não constitui excepção,
sendo caracterizado por um desenvolvimento que requer altos níveis de formação
da nova geração, em termos científicos e tecnológicos, para fazer face às
exigências decorrentes do referido desenvolvimento social.
Durante séculos assumira como sua vocação hierarquizar os
alunos de acordo com o seu rendimento escolar, seleccionando os mais aptos e
excluindo os que não fossem capazes de acompanhar as exigências que ela mesma
impunha. A sua nova missão é igualizar todos no sucesso educativo.
A avaliação é um exercício mental que permite
a análise, o conhecimento, o diagnóstico, a medida e/ou julgamento de um objecto.
Esse objecto deve ser a própria realidade e daqueles que a fazem (Colognese,
2003:13).
Na visão de Libâneo (1990:196) a “avaliação escolar deve
ser entendida como uma apreciação qualitativa das situações didáticas que
surgem no processo ensino-aprendizagem e influenciam no alcance dos objetivos
do ensino”. Já Piletti (2004:190) define avaliação como “ um processo contínuo de pesquisas
que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo
em vista mudanças esperadas
no comportamento , propostas nos
objectivos, a fim de que haja
condições de decidir sobre
alternativas da planificação do trabalho do professor e da escola como um
todo.”
Por
sua vez Luckesi, citado por Libâneo (2006:196), “a avaliação é uma apreciação
quantitativa sobre dados relevantes do processo de ensino e aprendizagem que
auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho. Os dados relevantes
se referem às várias manifestações das situações didácticas, nas quais o
professor e os alunos estão empenhados em atingir os objectivos do ensino”.
Segundo Hoffmann (2000:20),
“avaliar nesse novo paradigma é dinamizar oportunidades de ação- reflexão, num
acompanhamento permanente do professor, o qual deve propiciar ao aluno em seu
processo de aprendência, reflexões acerca do mundo, formando seres críticos
libertários e participativos na construção de verdades formuladas e reformuladas.”
Consideramos que a avaliação
é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do
professor como dos alunos. Os dados colectados no decurso do processo de
ensino, quantitativos ou qualitativos, permitem ao professor interpretar e formar
juízos de valor acerca do desempenho de cada aluno e consequentemente o seu
aproveitamento escolar.nos decidi
abordar o tema da avaliação pelo facto de esta ser um instrumento pedagógico
que acompanha e monitoriza as actividades de ensino aprendizagem. A avaliação
favorece uma efectiva aprendizagem, melhorando a qualidade de ensino. Através
da avaliação o professor pode replanificar a sua tarefa propondo melhorias já
que reflecte na acção e sobre a acção.
Afonso, A. J. (2005). Avaliação
Educacional: Regulação e emancipação. 3ª edição, São Paulo: Cortez
editora.
Arends, R. I. (2007). Aprender
a ensinar. Portugal: Editora McGraw-Hill.
Andrade, M. M. (2003). Introdução a metodologia do trabalho científico. 6ª ed. São Paulo:
Editora Atlas.
Alves, M.P. e Morgado, J.C. (2012). Avaliação em
educação: Políticas, processos e práticas. (orgs). De facto editores.
Bell, J. (2008). Como
realizar um projecto de investigação. um guia para a pesquisa em ciencias
sociais e da educação. 4ª edição, editora gradiva. Portugal.
Carvalho, J. (2002). Metodologia de trabalho científico escolar.
Lisboa: Escolar Editora;
Cordeiro, Jaime (2007). Didática. Editora contexto. São Paulo.
Correia, E. S. Lopes (2002). Avaliação das aprendizagens - o novo rosto. 1ª edição, Portugal.
Colognese, S.A. (2003). Avaliação. Desafios para o planeamento institucional cascavel.
Edunioeste. S. Paulo.
Sem comentários:
Enviar um comentário