sexta-feira, 28 de abril de 2017

Etapas da avaliação
As etapas da avaliação decorrem, em parte, dos princípios básicos que fizemos referência anteriormente. Assim, temos as seguintes etapas:
Determinar o que vai ser avaliado. Nessa etapa o professor deve indicar claramente quais as dimensões do comportamento que irá avaliar: a aquisição pura e simplesmente do conhecimento, de habilidades, de atitudes, de interesses, etc. Se o professor pretende, por exemplo, verificar se o aluno é capaz de ler um texto, deverá, nessa etapa, determinar as dimensões que serão avaliadas desse atributo: recordar aspectos essenciais do conteúdo, relacionar ideias, sintetizar o texto, criticá-lo, referi-lo a outros textos, a outros autores e assim por diante.
Saber o vai ser avaliado é muito importante para poder desenvolver as etapas posteriores, pois a natureza do que se vai avaliar determina, em grande medida, a selecção de condições, critérios, técnicas e instrumentos de avaliação.
Estabelecer os critérios e as condições para a avaliação. Critérios são os indicadores que nos mostram o êxito alcançado na operação. Não podemos confundir critérios com notas ou conceitos. Se um aluno, por exemplo, recebe a nota dez (10) ou o conceito A significa que o mesmo realizou as tarefas de acordo com o critério estabelecido. Os critérios, portanto, são as bases do “julgamento”. Os critérios devem ser formados de maneira precisa e objectiva para não dar margem à subjectividade no nosso julgamento. Isso é mais fácil ocorrer na avaliação sumativa, quando usamos testes objectivos. Em algumas ocasiões é mais difícil estabelecer critérios. É difícil, por exemplo, estabelecer um critério para avaliar o desenvolvimento emocional da criança. Nesse caso, inclusive, não podemos utilizar um critério quantitativo; devemos estabelecer apenas um critério qualitativo. Podemos estabelecer o seguinte: o aluno, neste semestre, demostrará ser capaz de manifestar sua afeição pelos colegas.
Condições são as situações em que o processo de avaliação é realizado. Podemos avaliar em situação de prova ou em situação de vida regular. Na situação de prova, os alunos desenvolvem um conjunto uniforme de tarefas e têm consciência de que estão sendo avaliados. Na situação de vida regular isso não acontece.
Seleccionar as técnicas e instrumentos de avaliação. Existem técnicas e instrumentos mais adequados para cada tipo de avaliação. Não podemos, por exemplo, utilizar um teste objectivo para verificar se o aluno sabe redigir um texto de português.
Realizar a aferição dos resultados

Consiste em verificar os resultados alcançados. Aqui convém lembrar que em termos de resultados educacionais é muito difícil e arriscado quantificar. Por isso, devemos tratar os resultados não como uma conclusão bem estabelecida, mas como uma hipótese de trabalho.
ü  IMBERNÓN, Francisco. (1994).Formação docente e profissional – formar-se para a mudança e a incerteza. (Coleção Questões de Nossa Época, v. 77) São Paulo, SP: Cortez,.
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