sexta-feira, 28 de abril de 2017

Contributo de Platão para a Pedagogia
PLATÃO
Foi discípulo de Sócrates, que o induziu ao estudo da Filosofia. As suas principais obras foram” a República e as Leis”.
Platao considerava que a educação estava ao serviço do estado, mas este, por sua vez, estava ao serviço da educação. Para ele, não havia educação sem estado, nem estado sem educação. O fim da educação e, como era para Sócrates a formação do homem moral e o meio é a educação do estado na medida em que esse representa a ideia da justiça.
Platão considerava a ginástica e a música instrumentos essenciais mas com papel mais amplo. Na ginástica inclui não só o exercício físico e a higiene mais também a formação do homem do carácter. O culto do valor; enquanto a música compreende as letras. Platão define a educação como dizer “que deve proporcionar ao corpo e a alma toda perfeição e beleza de que são susceptíveis”.
Para ele, na primeira infância predomina os jogos educativos praticados pelas crianças de ambos os sexos. A educação propriamente dita começa aos 7 anos com a ginástica e a musica, atribuindo também grande importância as narrações e contos. Essa educação contínua até aos 18 anos, quando começa a preparação cívica - militar. Os jovens mais capazes, continuam depois dos 20 anos, já com carácter superior e baseada na matemática e na filosofia. Platão mantia a educação igual para homens e para mulheres, inclusive a ginástica. Pedia já a criação de um comissário de educação, encarregado de dirigi-la e inspeccioná-la, bem como a criação de professores especiais.
Como Sócrates, Platão emprega o diálogo como forma de educação e não se pode diferenciar as modalidades de um e outro, já que Platão foi quem as expôs em suas obras sem estabelecer distinções.

A ideia essencial da Pedagogia de Platão, pode-se resumi-la como “a formação do homem moralmente dentro de um estado justo”.
PALMER, Joy. A. (2005). 50 Grandes educadores. 

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