PLATÃO
Foi discípulo de Sócrates, que o induziu ao estudo da Filosofia. As suas
principais obras foram” a República e as Leis”.
Platao considerava que a educação estava ao serviço do estado, mas este,
por sua vez, estava ao serviço da educação. Para ele, não havia educação sem estado,
nem estado sem educação. O fim da educação e, como era para Sócrates a formação
do homem moral e o meio é a educação do estado na medida em que esse representa
a ideia da justiça.
Platão considerava a ginástica e a música instrumentos essenciais mas com
papel mais amplo. Na ginástica inclui não só o exercício físico e a higiene
mais também a formação do homem do carácter. O culto do valor; enquanto a
música compreende as letras. Platão define a educação como dizer “que deve
proporcionar ao corpo e a alma toda perfeição e beleza de que são
susceptíveis”.
Para ele, na primeira infância predomina os jogos educativos praticados
pelas crianças de ambos os sexos. A educação propriamente dita começa aos 7
anos com a ginástica e a musica, atribuindo também grande importância as
narrações e contos. Essa educação contínua até aos 18 anos, quando começa a preparação
cívica - militar. Os jovens mais capazes, continuam depois dos 20 anos, já com
carácter superior e baseada na matemática e na filosofia. Platão mantia a
educação igual para homens e para mulheres, inclusive a ginástica. Pedia já a
criação de um comissário de educação, encarregado de dirigi-la e
inspeccioná-la, bem como a criação de professores especiais.
Como Sócrates, Platão emprega o diálogo como forma de educação e não se
pode diferenciar as modalidades de um e outro, já que Platão foi quem as expôs
em suas obras sem estabelecer distinções.
A ideia essencial da Pedagogia de Platão, pode-se resumi-la como “a
formação do homem moralmente dentro de um estado justo”.
PALMER, Joy. A. (2005). 50 Grandes educadores.
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