sexta-feira, 28 de abril de 2017

SURGIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA PEDAGOGIA COMO CIÊNCIA
A palavra pedagogia traduzida do grego, significa, arte de educar a criança. A raiz desta palavra pode ser encontrada noutros vocábulos gregos da época: por exemplo, em Esparta chamava-se “paidónomo” ao encarregado do governo das crianças; e em Atenas deu-se o nome de “pedagogo” ao escravo que conduzia as crianças à escola.
Na idade média, vamos encontrar a palavra “pedagogo” servindo para significar os estudantes pobres que serviam de preceptores dos filhos dos nobres.
Mais tarde, o significado deste termo adquiriu outro valor; assim começou-se a chamar às pessoas que se dedicavam a educação das crianças e, para isso, tinham uma preparação especial. Dessa maneira, surgiu a Pedagogia como ciência da educação das novas gerações. Hoje, pedagogo é o especialista em assuntos educacionais.
A palavra Pedagogia é proveniente do grego Pais; Paidós, que significa criança; menino e do termo Ago; Agoge, que significa “conduzo; conduzir”, significando literalmente: condução de crianças”.
Só no século XIV, a palavra pedagogia começa a ser empregada com o sentido de ciência ou arte da educação”. Tendo sido vulgarizado a partir do século XIX.
A pedagogia surge a partir de postulados filosóficos sobre a educação do homem. A pedagogia no seu conjunto, teve um desenvolvimento histórico cumprindo as tarefas que se formularam à escola em determinadas etapas do desenvolvimento da sociedade. Alguns filósofos e pedagogos, tocados de interesses pela educação, puseram-se a fazer investigações sobre os problemas suscitados pela educação, com resultados diferentes. Alguns esforçaram-se por estabelecer a melhor maneira de educar as jovens gerações. Outros procuraram encontrar os métodos mais breves para educar mais rápida e eficazmente. Quase todos por meio de algumas observações externas recolhidas a partir de métodos práticos.
O desenvolvimento das ciências e o incremento da produção e do comércio, proporcionaram um desenvolvimento ininterrupto da educação, como esfera especial da actividade humana no mundo antigo e na idade média e, gradualmente, partiram que se criassem as condições para o surgimento de uma ciência responsável pela educação do homem. Isto ocorreu no séc. XVII, com destaque para Juan Amos Coménius (1592-1670), que criou o seu trabalho capital - Didáctica Magna ou tratado da arte universal de Ensinar Tudo a todos - (1657). A obra revela a importância deste pedagogo, que reside em ter sido o primeiro a proclamar a tarefa de “ensinar tudo a todos”. Destaque também para Jean Jacques Rousseau (1712-1778), que criticou o ensino escolar do seu tempo (livresco, divorciado da vida) e desenvolveu uma concepção do ensino baseado nas necessidades do educando e nas suas exigências imediatas, tendo destacado o papel do conhecimento sensorial. Tal como Coménius considerava que na educação da criança se deveria ter em conta as características próprias da idade, e a estruturou tendo como centro a natureza infantil. Pestalozzi (1746-1827), que defendeu a necessidade do estudo da psique da criança com fins didácticos. Já Juan Frederico Herbart (1776-1841), elaborou os passos formais, como sendo de cumprimento obrigatório e que devem obedecer sempre a mesma sequência independentemente dos objectivos do ensino, do conteúdo e das particularidades da idade dos alunos. Para Adolfo Diesterweg (1790-1866), sublinhou a importância do desenvolvimento independente dos alunos. K. Ushinski, entendia o ensino como processo de transmissão de conhecimentos e habilidades por parte do professor, e a assimilação desses conhecimentos e habilidades por parte dos alunos que vai do desconhecimento ao conhecimento.

A importância da Pedagogia é cada vez maior, ocupando na actualidade um dos primeiros lugares dentro do sistema de ciências pedagógicas.
Lei de base do sistema educativo angolano: lei 17/2016 de 7 de Outubro.
Lino, Macedo (2005). Ensaios pedagógicos, Editora Artmed, Porto Alegre.
Mário, Osório Marques (2006). Pedagogia, a ciência do educador.
Marques, Ramiro (2000). Dicionário Pedagógico. Editora: presença.

Marques, Ramiro (2001). História concisa da pedagogia.  Plátano – Edições Técnicas.

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