sexta-feira, 28 de abril de 2017

TEMA 8-FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
Quando falamos de formas de organização do ensino temos em conta, um ou outro tipo  de organização da actividade docente dos alunos. As formas de organização do ensino não são algo invariável. À medida que a escola se desenvolve, que mudam as tarefas e conteúdo de ensino, mudam também as formas de organização do ensino; algumas formas de organização do ensino, como por exemplo a aula têm servido por longo tempo a humanidade. A história do desenvolvimento da escola conhece duas formas fundamentais de organizar o ensino: individual e grupal. Desde a mais remota antiguidade, o ensino adquiriu uma forma individual, por exemplo nas escolas catedráticas e monacais da idade Média, os alunos não se agrupavam por suas idades nem pelo seu nível de conhecimentos, constituíam uma massa heterogénea, que apesar de ocuparem o mesmo lugar, não podiam ser objecto de um ensino colectivo, senão individual.
8.1- Definição de formas de organização do ensino
As formas de organização do ensino expressam de uma maneira concreta, a actividade dos alunos relacionada com a actividade do professor.
Podemos entender por formas de organização do ensino as distintas maneiras em que se manifesta externamente a relação professor-aluno, quer dizer, a confrontação do aluno com a matéria de ensino sob a direcção do professor.
As formas de organização do ensino constituem o aspecto externo do processo de ensino, enquanto que os métodos constituem seu aspecto interno.
8.2- A aula como forma básica de organização do ensino
A palavra “aula” vem do grego, “aulé”, pátio, em especial pátio do palácio real, através do latim aula (de), pátio. O sentido de “sala onde se ministram lições” prende-se ao significado antigo, através da acepção de “recinto espaçoso, à maneira de pátio”.
A lição é o conjunto referente à execução do trabalho de aula em que o professor transmitiria parte do saber aos seus alunos. A lição. Nesse sentido, supõe alunos ignorantes e professor sábio que transmite o seu saber aos alunos.
O sentido moderno de aula deve ser o de alunos procurando o saber ao invés de recebê-lo (Cousinete).
Pode-se dizer  que  aula é determinado período de tempo vivido entre professor e alunos em que aquele orienta as actividades deste, tendo em vista levá-lo a alcançar certos objectivos predeterminados.
As necessidades sociais que se manifestaram no século XVII, determinaram que o ensino individual cedesse o passam ao ensino em grupos, surgindo desta maneira uma nova forma de organização do ensino, denominada “aula”. O sistema de aulas apresenta as seguintes características essenciais:
ü  Existência de um tempo fixo para duração da aula de uma determinada disciplina;
ü  A constituição de grupos de alunos por idade e nível de conhecimentos;
ü  A direcção frontal do professor no desenvolvimento intelectual dos alunos;
ü  Cada aula constitui uma unidade fechada de conhecimentos, quer dizer cada aula abarca um sistema de conhecimentos, pelo que tem um início, um desenvolvimento e um fim.
Todas estas características mantêm-se até aos nossos dias; no entanto, a aula foi e é objecto de constante aperfeiçoamento com o objectivo de colocá-la à altura dos tempos, de modo a satisfazer as novas necessidades sociais.
A aula é considerada a forma fundamental de organização do ensino porque:
-          Permite realizar as funções instrutiva e educativa; o professor através da aula tem grandes possibilidades de influir sobre os distintos rasgos da personalidade dos educandos, favorecendo o desenvolvimento intelectual, moral, estético, físico, político-ideológico e laboral destes;
-          Ela constitui a actividade principal em que se materializa o cumprimento dos objectivos dos planos e programas de estudo;
-          Permite ao professor expor de forma sistemática e consciente a sua disciplina;
-          Na aula o professor pode utilizar diversos métodos de ensino, combinar o trabalho individual, colectivo e frontal dos alunos;
-          Na aula apresentam-se intimamente relacionados todos os elementos do ensino: objectivos, conteúdo, métodos, meios, além disso, a relação professor-aluno através da qual tomam vida os outros elementos expressos e da qual depende o êxito da aula.

De acordo com as características da aula, definimos esta como a forma fundamental de organização do ensino na qual o professor num período de tempo exactamente fixado, se ocupa da instrução e educação de um grupo constante de alunos, de acordo com os objectivos da educação.
AYRES, António Tadeu.2004). A prática pedagógica competente, ampliando os saberes do professor. Editora vozes. Petrópolis.
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HAYDT, R.C. Cazaux (1994). Curso de Didáctica Geral. 4ª Edição, São Paulo: ática.
LIBANEO, J.C. (2003). Didáctica. São Paulo: Cortez.
PILETTI, Claudino. (2003). Didáctica Geral. 23ª Edição. São Paulo: Ática
VEIGA, ILma Passos Alencastro. (1989). A prática pedagógica do professor de Didáctica. Papirus Editora, Campinas.

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